Home / Nota Fiscal Gaúcha / Sorteio da Nota Fiscal Gaúcha

Sorteio da Nota Fiscal Gaúcha

Os sorteios do Programa NFG operam sempre num ciclo que envolve quatro meses. No mês 1, o cliente compra no estabelecimento credenciado, incluindo o CPF. No mês 2, a empresa transmite os dados das operações para a SEFAZ. No mês 3, existe a possibilidade de a empresa retificar (corrigir) as informações transmitidas. No mês 4, ocorre o sorteio.

Utilizando datas, fica assim: se você fez uma compra em janeiro, a empresa transmite as informações para a SEFAZ em fevereiro; em março, a empresa pode retificar as informações; por fim, em abril, ocorre o sorteio das compras feitas em janeiro. Assim, compras de fevereiro geram bilhetes para o sorteio de maio; as de março, para o sorteio de junho; as de abril, para o sorteio de julho, e assim sucessivamente.

Os sorteios são feitos eletronicamente, gerados a partir dos números da Loteria Federal, utilizando-se o aplicativo de sorteio da NFG. Em geral, os sorteios são realizados na última quinta-feira do mês, dia seguinte à publicação do resultado da Loteria Federal. Os Auditores do Programa NFG alimentam o aplicativo de sorteio com os números da Loteria Federal e demais informações do sorteio. O aplicativo, por sua vez, gera os números de bilhetes premiados, que são carregados para o Sistema do Cidadão. Logo após a carga do arquivo gerado pelo aplicativo de sorteio, os cidadãos já podem acessar o site da NFG, efetuando seu login, e verificar se seus bilhetes foram contemplados. A homologação do sorteio é sujeita a auditoria, sendo os recursos financeiros liberados apenas após a publicação do resultado definitivo, cuja data é informada no extrato do cidadão.

A versão do aplicativo a ser utilizada em cada sorteio está sempre disponível no site em data anterior ao sorteio, possuindo também uma chave (código hash do aplicativo), a qual permite confirmar que o aplicativo não foi modificado. Além disso, os códigos fontes do aplicativo são abertos, estando disponíveis na internet para quem quiser conhecer os algoritmos, os quais são públicos. Da mesma forma, os arquivos de bilhetes são publicados antecipadamente no site, possuindo também uma chave (código hash do arquivo), a qual permite confirmar que não houve alteração nos números de bilhetes e tampouco nos proprietários de cada bilhete.

A simulação do sorteio pode ser realizada por qualquer pessoa. Basta fazer o download do aplicativo e inserir os dados contidos na Tela da Semente do Sorteio (disponível no menu SORTEIOS). O Programa NFG esclarece que não é necessário utilizar o aplicativo para verificar se foi sorteado. Para isso, basta que o cidadão efetue login no sistema e consulte seus bilhetes. A disponibilização do aplicativo é apenas mais uma opção que visa dar transparência ao processo.

 Veja sorteios realizados

2641 Total Views 5 Views Today
Consulte o Boletim Escolar Estadual do Estado de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *